Documentação – um plano de saúde escrito

Dicas para ter boa qualidade de vida no trabalho Fitincompany
Uma forma de trabalhar centrada na pessoa significa que se toma consciência da vontade, dos motivos e dos recursos de cada um, ouvindo realmente as histórias dos doentes e familiares: “Este sou eu e é isto que quero contar sobre mim, o que quero, e pode ou não pode e precisa.” Um comentário comum da equipe é: “Eu sempre ouço os pacientes”. Mas há uma grande diferença entre ouvir e escutar. A equipe certamente costuma ouvir pacientes e parentes dizerem algo ou pedirem atenção – mas parar e ouvir exige mais e é mais difícil.

A escuta profissional é avançada e pode levar tempo para criar uma relação de confiança. Se você não tiver tempo na situação imediata, você como staff ainda tem que responder e, por exemplo, explicar que você voltará em um determinado horário quando houver mais tempo para conversar. O foco do conteúdo da história é, portanto, a experiência do paciente e a interpretação de sua condição, como os sintomas afetam a vida diária e quais oportunidades (recursos) o paciente tem em sua situação de vida.

As histórias (muitas vezes várias) fornecem uma base para o planejamento conjunto da saúde e podem, por si só, ser curativas e aumentar a possibilidade de encontrar alívio dos sintomas. Obter ajuda para destacar as próprias habilidades e vê-las como recursos pessoais pode contribuir ainda mais para o processo de cura.

Pelo contrário, ser ignorado ou diminuído pode contribuir para o contrário. O terceiro componente do cuidado centrado na pessoa no plano de saúde é a documentação da história e do plano de saúde no prontuário do paciente. Essa documentação deve ser ativa, ou seja, constantemente revisada, estar disponível para o paciente e acompanhá-lo ao longo da cadeia de atendimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *